PRIO TOP LEVEL | PRIO Energy

PRIO TOP LEVEL

É uma Joint Venture entre a PRIO Biocombustíveis e a HARDLEVEL criada para recolha de óleos alimentares usados (OAU) para a produção de biodiesel de elevada qualidade. Propondo uma alternativa mais ecológica, sustentável e que promove a reciclagem.

PRIO

TOP 3 europeu dos maiores produtores de biodiesel de OAU’s

TOP 5 distribuidoras de combustíveis em Portugal (~700M € de receitas)

HARDLEVEL

TOP 3 da Europa na gestão e tratamento de OAU’s

PRIO TOP LEVEL

  • Recolha de OAU no sector industrial, HoReCa e doméstico
  • Mais de 5.000 pontos de recolha em Portugal Continental
  • Instalação de oleões (sistema inovador) de norte a sul do país

Objetivos do projeto

  • Criar a maior rede de Pontos de Recolha de Óleos Alimentares Usados em Portugal
    [Desenvolver site/aplicação móvel com a geolocalização dos oleões]
  • Instalar 805 Oleões, até 2020, de norte a sul do país
  • Implementar uma estratégia de Marketing e Comunicação, de nível Nacional, para o mercado doméstico
    [Comunicar, Sensibilizar e Promover à participação dos postugueses]
1

Óleo Alimentar Usado

2

Transporte do Óleo

3

Fábrica Biocombustíveis PRIO

4

Biodiesel

Olina

Óleo Alimentar Usado

O óleo vegetal é utilizado na cozinha dos portugueses para confecionar diversos pratos típicos, principalmente em frituras. Depois de utilizado 3 vezes no máximo deverá ser substituído por óleo novo. Sendo que o óleo alimentar usado deve obrigatoriamente ser corretamente encaminhado, ou seja, devidamente acondicionado e colocado no oleão mais próximo de si.

Olina

Transporte do Óleo

O óleo alimentar usado ou azeite depois de depositado no oleão pelo cidadão, é recolhido pela Hardlevel, empresa especializada e certificada para o efeito. A Hardlevel usa os mecanismos adequados para proceder ao correto encaminhamento do resíduo, procedem à higienização e manutenção do oleão para que este continue ao serviço público. A Hardlevel, após um pré-tratamento do óleo nas suas instalações, transporta esta matéria-prima até à fábrica de biodiesel. 

Olina

Fábrica Biocombustíveis PRIO

A PRIO possui uma unidade de produção de Biodiesel no Porto de Aveiro, com capacidade para 113 880 ton/ano e um laboratório de controlo de qualidade em funcionamento 24 horas por dia. O biodiesel é um biocombustível, obtido através da reação de transesterificação de triglicerídeos. Os óleos alimentares usados são a principal matéria-prima para a produção de biodiesel.  O Biodiesel PRIO é produzido de acordo com as especificações da Norma Europeia de qualidade EN14214.

Olina

Biodiesel

O biodiesel tem vindo a ser cada vez mais encarado como uma ferramenta de redução de CO2 e tem vindo a assumir uma importância crescente na promoção da sustentabilidade.
Em Portugal, todo o gasóleo rodoviário (dito convencional) comercializado conta com uma incorporação de 7% de Biodiesel.

RECOLHA DE ÓLEO ALIMENTAR USADO

Oleão Simples

Como funciona

Oleão Avançado

Como funciona